Páginas

Ei, ei, Moça! O que preciso para pintar esta caixinha?


Esta é, sem dúvida, a pergunta que mais escuto dentro da loja e consequentemente a resposta que mais dou. Não me contento em informar apenas os materiais necessários, eu ainda explico como utiliza-los, pois para mim, o aspirante a artesão precisa ter uma experiência positiva para que desenvolva paixão pelo que acabou de fazer e queira mais e mais.

Comentem o que gostam de usar, o que deu certo ou errado, assim teremos anexos empíricos em forma de comentários deixando esta publicação muito mais interessante para os próximos leitores.

Vamos nessa!

MATERIAIS

Kit de facilitadores, limpeza e manutenção dos materiais:
1 - Bandeja para limpeza
2 - Toalhas (tamanho de toalha de rosto - uma para secar os materiais e outra para controlar a umidade dos pincéis)
2 - Pratinhos de porcelana/vidro (pode ser plastico ou isopor e descartáveis)
4 - Copinhos de porcelana/vidro (pode ser de plástico e descartáveis)
1 - Gel de limpeza para pincéis
1 - Álcool 96º (pois contém pouca água - prefiro o de cereais)
1 - Água para bandeja de limpeza e  uma pia com água corrente próximo do local
1 - Bucha
1 - Detergente
* É interessante que, dentro do possível, estes itens sejam exclusivos para o artesanato.

Kit de ferramentas:
Lixa para MDF
1 - Pincel nº 8 ou 10 - Filamento: sintético - Formato: chanfrado ou chato
2 - Pincéis nº 18 ou 20 - Filamento: sintético - Formato: chato
1 - Rolinho de espuma de 4 cm ( para peças menores )
1 - Rolinho de espuma de 9 cm ( para peças maiores )
1 - Espátula artística de plástico - Formato: gota
1 - Espátula decorativa lisa
1 - Pasta de modelagem (sou deixar aqui em ferramentas mesmo)
1 - Fita crepe
1 - Soprador ou secador de cabelo
1 - Kit de jogo de chaves (ideal para tirar das dobradiças e fechos das peças de MDF - ou apenas a chavinha filipes e fenda que são as mais usadas)
1 - Verniz vitral para proteger as áreas metálicas (um solvente para limpar o pincel)

Kit para pintura 

1 - Goma laca indiana ou um impermeabilizante para materiais porosos
1 - Base acrílica/ Base para artesanato
1 - Tinta Acrílica Fosca ou tinta PVA
1 - Verniz de acabamento: Goma laca incolor, verniz geral, verniz acrílico, laca acrílica, verniz spray, etc.

Observações para cores claras
(branco, tons bebê, candy colors, pasteis, terrosos claros, neutros claros, etc)
Mantenha os materiais do Kit para pintura sem abrir mão do impermeabilizante pois é ele que vai garantir por anos a proteção da cor clara sem amarelar ou manchar.

Observações para cores escuras ou vibrantes
(preto, azul marinho, verde bandeira, verde musgo, ocre, marrom, terra queimada, bordô, etc - tabela de cores acrilex)
Basta não usar a Base acrílica e não usar tinta PVA.
Neste caso indico a tinta acrílica fosca pois é mais pigmentada e tem uma acabamento mais satisfatório.

Observações para tintas coloridas e vibrantes
(amarelo, verde folha, alaranjado, vermelho, magenta, azul cerúleo, azul cobalto, verde veronese, cinza, etc - tabela de cores acrilex)
Basta substituir a base acrílica por 2 demãos de tinta PVA na cor desejada e finalizar com 1 demão de tinta acrílica da mesma cor da PVA. Neste caso a tinta PVA fará o papel de fundo, preenchendo a peça e preparando para receber a tinta de acabamento, a tinta acrílica fosca tem o valor mais elevado e utilizando a PVA como tinta de fundo você economiza tinta acrílica fosca mas mantém a qualidade do acabamento.

Obs.: cada técnica de artesanato (pátina, envelhecimento, scrapdecor, shabbychic) exigirá um material específico e não falarei deles neste post.


PASSO A PASSO e DICAS

1 - Impermeabilizar a peça. Normalmente neste passo utiliza-se apenas pincel. Observe em que solução é diluída o impermeabilizante: álcool, água, solvente, pois é nesta solução que você limpará seu pincel.

2 - Lixar. A lixa deve ser passada principalmente nas arestas e bem suave. Nada de "dar braçada" na peça, se você sentir dor ou cansaço está fazendo errado!

3 - Passar 2 camadas (películas) de base acrílica ou tinta PVA. Nesta etapa você pode usar o pincel nº 18 ou 20 ou o rolinho de espuma. Entre uma camada e outra deve-se aguardar a secagem completa. É possível acelerar a secagem com o soprador, no entanto, e muito importante, não podemos deixar a peça aquecer muito e se isto acontecer devemos aguardar a peça voltar a temperatura ambiente para aplicar a próxima camada de tinta ou base.

4 - Lixar levemente com uma lixa limpa. Nesta etapa lixa-se a peça inteira inclusive as arestas.

5 - Pintar com a tinta acrílica fosca. Utilizando o pincel ou o rolinho ou ainda a combinação dos dois a depender da peça. Se precisar passar mais demãos, intercale lixando suavemente. Você pode lixar até a última demão antes do verniz. Lembrando sempre de fazer isto de forma muito suave.

6 - Passar o verniz de acabamento. Observe, novamente, em que solução é diluída o verniz para que a limpeza do pincel seja feita de forma correta. Acrescente na compra dos materiais a solução a ser utilizada.


Dúvidas Frequentes!

Por que devo impermeabilizar a peça?
Ao impermeabilizar uma peça, você estará protegendo a resina contida no MDF. Esta proteção garantirá mais durabilidade na cor utilizada.
Sem esta proteção a resina contida no MDF ficará umedecida com a água que compõe a tinta e em pouco tempo esta resina irá se transferir para a tinta causando manchas amareladas ou escurecidas nas cores claras e manchas esbranquiçadas nas cores mais escuras.
Outra coisa importante ao impermeabilizar a peça, além de cortar o contato com a água, você estará certa de que divisórias e encaixes permanecerão do mesmo tamanho sem estufar, evitando assim, perder as divisórias por não caber mais dentro da peça após a pintura.

Como deixo minha peça lisinha?
Aplique a pasta de modelagem com a espátula (gota) nos locais a serem corrigidos. Faça esta aplicação após a base acrílica, pois nesta fase é bem mais perceptível as imperfeições e com isso será possível esconder os furinhos de pregos, arranhões, colagens de laterais mal posicionadas, etc. Espere secar completamente e lixe para nivelar. Prossiga normalmente os passos!

Vale lembrar que lixar desesperadamente uma peça pode ser muito cansativo e deixar o trabalho mais difícil. Lixar levemente as arestas após o impermeabilizante é suficiente para um bom acabamento e lixar suavemente entre as camadas de tintas.

Peças com 9, 12 ou 15 mm de espessura tendem a ter as laterais mais ásperas e neste caso crave uma forcinha apenas nas laterais. Não perca um braço por isso, seja moderada!

Como pinto uma peça de MDF?
Pinte sempre na mesma direção. A camada seguinte pode ser em outra direção mas uma vez iniciada, vá até o final no mesmo sentido. Por exemplo: na primeira camada (base) use o sentido horizontal, na segunda camada (primeira de tinta) use o sentido diagonal e na terceira camada (segunda de tinta) no sentido vertical. Alterne as direções das pinceladas em cada camada e não varias direções em uma camada só.

Rolinho: não deixe o rolinho encharcado de tinta. não pressione o rolinho.
Pincel: hidrate o pincel sempre. Hidratar significa molhar os filamentos e em seguida pressionar na toalha ambos os lados, pegar um pouco de tinta e aplicar na peça.

Não aplique a próxima camada de tinta com a tinta anterior ainda molhada pois o acabamento ficará desastroso. Aguarde secagem total para cada camada.
Não aplique a próxima camada de tinta com a peça ainda quente pelo soprador, isso pode dificultar o acabamento.

Posso diluir a tinta?
A primeira camada de tinta deve ser usada sem diluir. Você pode diluir a tinta em água a partir da segunda camada, assim, a última camada será bem fininha e terá um acabamento incrível. Esta dica é apenas para pintura em pincel. Não faça isso com o rolinho!! Siga a dica de secagem total entre uma camada e outra!

Como aplicar o verniz?
Treine em outra peça (quebrada ou placas para este fim) a aplicação do verniz pois cada um exige uma forma de aplicação e seria necessário uma publicação só com esse tema para eu conseguir explicar tudo, por hora, utilize esta regra e você vai conseguir fazer um excelente trabalho sem se irritar com o acabamento final.

Como limpo meu pincel?
Não adianta abandonar o pincel afogado no copo d'água e depois de uma semana querer milagre. O meu recado é bem claro: pincel + copo com água + boas noites de sono = atestado de óbito do pincel!
O pincel é uma das ferramentas mais caras e um dos mais duradouros quando bem cuidados. JAMAIS deixe eu pincel pernoitar em água. Assim que terminar seu trabalho, lave-os imediatamente em água corrente. Utilize o gel pra limpar pincéis ou bucha e detergente. Seque-os em seguida e guarde-os em lugar ventilado com os filamentos para cima. Após a secagem completa, guarde-os em lugares fechados na horizontal ou na vertical desde que nenhum outro objeto pressione os finamentos. O mesmo vale para os rolinho mas este tem um valor e durabilidade menores porém não devemos descartar o cuidado!


Dicas/Curiosidades

Não utilize rolinho de espuma para aplicar a goma laca. Apenas pincel e limpe o pincel com álcool.

Ao retirar uma dobradiça ou fecho, aproveite para passar um verniz vitral, assim a área metálica da peça ficará protegida das ações do tempo.

Aproveitando lixas!
As lixas utilizadas em cada etapa podem ser guardadas e reutilizadas nas mesmas etapas das próximas peças.
Não use uma única lixa pois cada etapa irá "sujar" a lixa com uma cor e esta cor pode manchar a etapa seguinte.


É isso aí pessoal!
São muitas informações para um pinturinha rápida de uma caixinha despretensiosa..
Bem, isso é verdade! Estas informações são para uma pintura completa e duradoura para quem quer entrar no artesanato com força total!!! Caso queira algo mais efêmero é possível reduzir muitas etapas e materiais.

Abraços
Andreia Spolador

Nenhum comentário:

Postar um comentário